De uma lista nasceu um time vitorioso, a história do Delta (Daniel Fernandes, Bruno Chumbinho)

Tudo começou em meados de Abril quando Marcelo Vasconcelos, ou Théo, como membro do Grêmio da engenharia elétrica da UFMG, teve a iniciativa de fazer um jogo de campo no CEU (Centro   Esportivo  Universitário). Ele então   colocou no PCA (Pavilhão  Central  de  Aulas) uma lista

aberta a qualquer interessado em participar deste jogo.

Depois de completado um número suficiente de jogadores, Théo entrou em contato com aqueles que assinaram a lista e o jogo foi marcado para o dia 18 de maio de 2003, um domingo. A idéia era fazer um jogo entre Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, uma vez que a maior parte dos assinantes fazia parte destes dois cursos.

O jogo terminou com uma vitória incontestável da Engenharia Mecânica. O fato mais importante deste confronto seria o nascimento do DELTA FUTEBOL CLUBE (veja os nomes de alguns destes fundadores na pré-lista ao lado).

.
Clique e veja a lista
Clique e veja a relação dos jogadores
Clique e veja a escalação dos times
   
Lista colocada no PCA
Pré lista do jogo
Escalação Mecânica x Elétrica (verso da lista)
O próximo passo seria criar um nome para o time, definir as cores e fazer um uniforme. Inicialmente foram definidas as cores amarela e preta para o uniforme. Dos nomes propostos o escolhido foi, obviamente, Delta. Vale lembrar que por pouquíssimos votos não foi vencedor o nome "Febre Amarela" (sugerido pelo Théo em alusão ao Brasiliense que despontara no cenário nacional ao ser finalista da Copa do Brasil no ano anterior e ter eliminado clubes de tradição como Fluminense e Atlético). O escudo do time foi elaborado por um dos atletas, o Bebeto.
     
Clique e veja a foto do time em tamanho maior
O Delta então já dava os primeiros sinais de vida. Foi então que depois de algumas partidas o time entrou no seu primeiro campeonato. Torneio da ASSUFEMG em 2003, o time estava jogando muito bem e acabou ficando em um honroso segundo lugar. Nada mal para um time que havia acabado de ser criado. A partir daí começou uma renovação natural no time. Diversos jogadores participaram do quadro do Delta e sempre havia jogos amistosos. Raríssimas foram as vezes que se passou um fim de semana sem nenhuma atividade.
Primeiro escudo do Delta
Primeiro uniforme
Em   2004 e  2005 o time teve algumas  baixas. Muitos
saíram do elenco e o Delta passou por uma crise que quase decretou o fim do time. Tentou-se entrar em campeonatos com o intuito de motivar os jogadores, mas nada dava certo. O Delta participou de dois campeonatos, mas obteve um desempenho pífio em ambos terminando em último nas duas competições. O grande problema era a desunião aliada com a falta de compromisso de alguns jogadores.
   

Em 2006, após passada a tormenta, decidiu-se pela confecção de um novo jogo de uniformes. Após varias tentativas frustradas de patrocínio optou-se pela compra do material com recursos próprios. Um dos integrantes do time, Bruno Gregori foi o responsável em fazer da Topper a fornecedora de materiais esportivos para o Delta.

Neste mesmo ano o escudo do Delta também seria alterado. Dez modelos foram apresentados por Fernando Gregori. Uma votação foi feita entre os atletas e o número 10 (vide figura ao lado) foi o escolhido. O time  embalou e fechou o ano com seis vitórias consecutivas.

 Escudo número 10, o escolhido pelos atletas.

 

O Delta começou 2007 de maneira arrasadora, vencendo nove de seus primeiros dez jogos, neste mesmo ano a equipe sagrou-se campeã Acaiaquense em uma batalha  memorável contra o Ideal  (ver seção "Títulos"), e adquiriu  seu segundo uniforme, a camisa  branca. A nota triste do
   

ano foi o campo do CEU que não abrigaria mais os jogos do Aurinegro.

O Delta continuou com um time forte em 2008, ataque e defesa tiveram seus melhores rendimentos (120 gols marcados e 68 gols sofridos em 35 partidas). Cheia de confiança a equipe partiu para a disputa da BH Foot Ball Cup. O ínicio foi o melhor possível, o time goleou um dos canditados ao título e impressionou a todos. Mas os desgastes e lesões ocorridos durante o campeonato minaram o Delta e a equipe acabou eliminada ainda na primeira fase.

Em 2008 o time, após criação de outros dois sites em 2006, ganhou seu endereço eletrônico atual o www.deltafc.net.

 

 

 

 

 

Clique e veja a foto em tamanho maior  
Time do Delta jogando no CEU em 2006. Em pé: Jordi, Salsicha, Flávio, Fernando, Yamagata, Chumbinho, Fernandes e Boquinha. Agachados: Tchelo, Aurélio, Brasil, Emerson, Michael, Ricardo e Torga.